
Roncar NÃO é normal!
Sobre
A verdade é que acabamos por nos acostumar ao ronco, mas roncar não é normal!
O ronco é um indicativo de que algo não vai bem. É comum achar que quem mais sofre com o ronco são os cônjuges, mas quem ronca também dorme mal!
O ronco indica que a passagem do ar ocorre com dificuldade e pode ser um forte indicativo da SAOS - Síndrome da Apnéia Obstrutiva do Sono.
A gravidade da SAOS deve-se ao fato de que, em função desta diminuição de ar, pode-se gerar uma queda da quantidade de oxigênio no sangue; e este sim é o maior perigo! Dentre as consequências pode-se citar: aumento repentino da pressão arterial, infarto, AVC, excessivo suor noturno, sonolência diurna, irritabilidade, imunidade baixa com possibilidade de desenvolver diabetes e arritmais cardíacas entre outras.
Dentre as causas da SAOS têm-se desde flacidez dos músculos envolvidas na respiração até problemas ósseos de mandíbula e maxila, tendo como agravantes ainda a obesidade, cigarro, álcool e uso de medicamentos.
A SAOS é um distúrbio do sono bem comum, presente em cerca de 25% da população. É impressionante pensar que 1 em cada 4 pessoas sofre com isso!
